terça-feira, 15 de março de 2011

Capacitação de professores para se trabalhar nos moldes do ENEM

A editora Moderna promoveu em Santarém, no dia 14 de março, segunda-feira, um seminário sobre o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.
O seminário foi desenvolvido em dois momentos: 1) o professor Antônio José, pró-reitor de ensino da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - abordou o assunto "O ENEM e o acesso ao Ensino Superior", falando especificamente sobre a forma de ingresso na UFOPA, uma das universidades mais visadas da região Oeste paraense.
Para o prof. José Antônio, usar o ENEM como forma de ingresso na universidade implica num ótimo instrumento que promove a democracia do ingresso universitário, a mobilidade e além de tudo com um custo baixo. E por estes motivos a UFOPA continuará usando o ENEM para selecionar seus acadêmicos.
O pró-reitor também destacou que o ENEM serve: como instrumento de avaliação do governo e das instituições de ensino e como acesso às IES - Instituições de Ensino Superior; e que proporciona ao participante: pontuação para o PROUNI - Programa Universidade para Todos, certificação de ensino Médio na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, além do candidato poder escolher a nota de qualquer um dos anos em que fez ou fizer o ENEM. 
Um outro ponto importante que foi destacado no Seminário, é a idéia de mudança de paradigma que o ENEM trouxe na questão do ensino-aprendizagem. Antes o foco era no conteúdo e aluno bom era aquele que aprendia muito. Agora o foco está no desenvolvimento de habilidades e competências, ou seja, o professor é aquele que é capaz de fazer com que o aluno se desenvolva nas mais variadas habilidades e competências, que serão requisitos fundamentais para que ele avance no conhecimento e na resolução dos problemas de todas as ordens, principalmente daqueles que tem a ver com o seu cotidiano e de sua comunidade.
A prova do ENEM tem o foco na inter e transdisicplinariedade, valorizando a lógica e a interpretação e somente o candidato competente e habilidoso é que conseguirá seu êxito.
O aluno apto a fazer esta prova é aquele que: domina a língua culta; compreende a transdisciplinariedade; sabe interpretar e selecionar dados; é capaz de relacionar informações e foi iniciado em projetos de pesquisas.
2) Este segundo momento do Seminário foi comandado pelo prof. Carlos Avelar. Ele deu dicas de como os professores poderão elaborar ítens de acordo com os moldes do ENEM.
Este Seminário foi muito importante e contribui para a formação dos professores presentes que puderam ter noções de como trabalhar o ENEM em sala de aula afim de preparar seus alunos para esta importante prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário