sábado, 2 de junho de 2012

Em Santarém, alunos do Ensino Fundamental da Rede Estadual ficam sem merenda escolar


Desde o início do ano letivo de 2012, os alunos do Ensino Fundamental da cidade de Santarém (PA) pertencentes à Rede Estadual de Educação estão sem merenda escolar. Isso tudo, de acordo com a direção da 5ª URE, porque a secretária de educação do município não assinou a anuência que garantiria ao município de Santarém distribuir a merenda escolar para as escolas estaduais de nível fundamental.
A merenda está vindo normalmente para os outros níveis e modalidades de ensino, uma vez que a secretária de educação havia assinado as anuências para tal e, inexplicavelmente, segundo à 5ª URE, não assinou a anuência do Fundamental. A diretora da 5ª Ure, professora Maria José Maia, disse que tentou vários contatos para que o município assinasse o documento, mas não obteve a resposta desejada, ficando a incógnita de o porquê do impasse.Diretora da 5ª Ure, professora Maria José Maia
A equipe do site da Escola Frei Othmar passou em três escolas para constatar o que estava acontecendo. Verificou-se que para o nível Médio e Eja a merenda estava vindo normalmente, mas não para o Fundamental. Segundo as direções das escolas visitadas, o que se fazia era uma "esticada" na merenda para que os alunos do Fundamental também se alimentassem; o problema maior está naquelas escolas que só oferecem o Ensino Fundamental, como é o caso da escola Gonçalves dias, onde os alunos a dois meses estão sem a merenda escolar.
Por coincidência, no dia da entrevista com a diretora da 5ª URE, havia, na noite anterior, atracado em Santarém uma balsa com mais de 40 toneladas de merenda vindo de Belém.
A professora Maria José informou que no decorrer deste ano a situação será difícil em relação à merenda escolar para o Fundamental uma vez que passado o prazo para a assinatura da anuência não se pode mais estabelecer este convênio do Estado para com a Prefeitura.
O jeito é se contentar com produtos industrializados e negligenciar a lei da compra pra merenda da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário